owl

terça-feira, 11 de maio de 2010

Vida de Atleta X Sedentarismo

Decididamente eu prefiro chegar atrasada no outro mundo, por isso: NAO AOS EXERCÍOS FÍSICOS!

"Meus amigos, estejam certos de que só o sedentarismo faz bem à saúde e prolonga a vida. São loucos os que fazem exercícios em academias e, mais ainda, os que praticam esportes. Deus do Céu. Será que eles não percebem que não há atletas que atinjam os noventa anos? A Rainha Mãe, da Inglaterra, esfregou na cara do mundo seu sedentarismo real, pois o único exercício que fazia era contar dinheiro e morreu saudável, aos 103 anos.


Meu pai, aos oitenta e sete anos, emprenhado pelo ouvido por um desses saudáveis ridículos, começou a caminhar. Pois muito bem. Hoje tem cento e quatro anos e ninguém sabe por onde ele anda.

Eu não faço exercício nenhum. Não consigo tocar os pés. Mas e daí ? Se Deus quisesse que a gente conseguisse tocar nossos próprios pés, nos teria feito com braços mais longos.

Eu sei que estou barrigudo. Estou, mas e daí? Pelo menos a minha cicatriz da operação do apêndice minha mulher não vê.

Olhemos com maior atenção os exemplos admiráveis que nos são dados a cada dia. George Burns, admirável comediante americano, fumando charuto e bebendo uísque puro, fez um show aos cem anos de idade e, na quinzena seguinte, já de saco cheio da gente, resolveu morrer. Mas morreu como? Cheio de saúde, pois nunca pegou em halteres ou fez abdominais.


Há exemplo mais belo que o das tartarugas? Elas estão aí, mostrando a todo o mundo a grande verdade. Devagar, devagar, a tartaruga normal chega aos 300 anos. Coelho, que é rapidinho e se exercita, chega?


Meu irmão corria, mas parou. Parou, porque ele observou que correndo, derrubava o gelo.

De vez em quando, de tanto a Malga me encher os ouvidos eu saio do sério. Ontem dei duas voltas na Lagoa. E só não dei a terceira porque a gasolina acabou.

Tenho um amigo que ficou rico. Comprou três ambulâncias UTI. Pára as três em pontos estratégicos da Lagoa. Todos os dias leva quatro, cinco infartados para o hospital.

Eu sei que algum tri-atleta (coitado!) que me esteja lendo, deve estar pensando que eu só dou como exemplo, pessoas de fora do Brasil. Mas vamos ao Barbosa Lima Sobrinho. Este esteio da nossa cultura morreu com 103 e alguém sabe dele ter corrido algum dia na beira da praia? Ou andado? Ou levantado da sua cadeira?


Seguindo o exemplo da mãe, a Rainha Elizabeth II está lá: sentadinha e sem fazer coisa nenhuma na vida. Seu sedentarismo é tanto que nem ao menos se dá ao trabalho de pensar, para imitar o marido. Ninguém jamais verá Sua Majestade de jogging, correndo pela Old Bond Street ou no Traffalgar Square.


Eu estou com setenta e sete anos e sei que só terei mais quarenta anos pela frente. Preciso me cuidar. O que eu faço? Patinete motorizado para ir do quarto ao escritório... nada de prejudicar a saúde.


Vocês acham que o Jô Soares conseguiria aquela sua entrada em cena dançando, fazer o show que faz com o sexteto, se fosse desses loucos que acordam às seis e fazem exercício até às nove? Me diga o nome de um desses atletas cheios de músculos e óleo no corpo que tenha chegado aos 60. Sessenta é muito. Cinqüentinha. Não tem.


A vida é assim: bandido morre antes dos trinta e atleta aos 49 no máximo. Eu poderia falar mais um pouco sobre este assunto, mas escrever isto que escrevi me deixou cansadíssimo." Chico Anísio em seu blog.

Isso sem falar em Austragésilo de Athaíde e Oscar Niemeyer que passaram dos 100 anos sem nunca fazer exercícios físicos, que dizer entao da mae de Caetano Veloso, Dona Canô que em 7 de janeiro desse ano, fez 103 anos, fraturou o femur, fez uma cirirgia e se recuperou maravilhosamente bem.

Decididamente nao necessitamos de exercicios, sou sedentária como Chico Anysio e voltas e passeios para mim só se for de carro e salto alto...

beijos

D. Patifa

2 comentários:

  1. Putz!!! E como eu faço com um marido atleta, que acha tudo de bom fazer exercício??? Vou mostrar este texto para ele, e como bom Engenheiro e teimoso procurará na inrernet pessoas atléticas que viveram muito, pode apostar...Socorro!!!

    ResponderExcluir
  2. Karina

    diz para ele procurar e depois me dizer qual dos atletas nao infartou ou pelo menos teve uma trombose antes dos 50 hahahahah

    beijos pra ti e pro super atleta

    ResponderExcluir