owl

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A SOGRA


Minha sogra é um doce de pessoa, meiga, delicada, educada, prendada (esse é meu grande problema), faz pintura, bordado, artesanato, flores, cozinha maravilhosamente, cuida da casa sozinha aos 88 anos, se veste melhor do que eu e está sempre bem penteada, perfumada, simpática a tudo e a todos.

Essa semana fui apresentada a ela e fiquei uma semana em sua companhia, no primeiro dia me perguntou: minha filha você sabe cozinhar? Quase infartei! Naquele milésimo de segundo que passou entre, a pergunta e a resposta, tive de pensar se mentiria ou se diria a verdade: saiu de minha boca um "Mais o Menos".

Pensem: se eu dissesse SIM estaria mentindo, se eu dissesse NAO estaria mentindo também porque sei fazer batata frita (que compro congelada e pre-cozida), bife (também pre-cozido e já empanado) e arroz (de saquinho que é só colocar na agua fervendo) e, ao mesmo tempo, estaria assumindo minha total incapacidade para as prendas domésticas. Foi desesperante, os piores milésimos de segundo da minha vida!

Entao, como boa sogra que é, percebeu meu desespero e disse: entao vais ficar aqui pra aprender como Joaozinho gosta da comida, porém, antes de começarmos o ensinamento e aprendizado disse: precisas de um avental para nao sujares tua roupa e me colocou um avental de cozinha, que sinceramente falando eu nao tinha nem idéia de como colocar. Detalhe: Ela fez o avental e também pintou os desenhos nele (ai que inveja)

Primeiro dia de aprendizado: Fiquei conhecendo a cozinha da casa, onde estavam guardados os copos, pratos, talheres e mantimentos que ela utiliza todos os dias, também me deixou bater os ovos para fazer uma torta salgada. Eu só pensava: Deus por favor nao deixe eu bater demais e passar do ponto e por favor nao deixe eu derramar os ovos no chao.

Segundo dia: acordei cedo, porque na véspera ela tinha me dito que saíriamos para fazer compras, foi a parte mais divertida de tudo, porque as compras dela duram três horas, a cada dez passos que davámos encontravámos com uma de suas amigas e conversavámos e ela me apresentava e seguiamos e paravámos e conversavámos com outra e assim fomos até que antes de chegar ao supermercado ela me disse: você sente esse cheiro? e eu pensei (que cheiro meu Deus?) Ela entao disse: vamos parar para comer churros com café. Eu só pensava na dieta que Joaozinho tinha estabelecido para mim e onde eu nao poderia nem pensar em comer nada doce, nem gostoso, nem calórico. Mas eu estava com a sogra e, pensei: com ela tudo está permitido, mas também falei a ela da minha dieta e que Joaozinho nem poderia pensar que comi aqueles churros senao eu estaria morta. Ela me tranquilizou: Nao ia contar. Ufa! alivio total!

Também se descobrisse meu crime em comer os churros, eu poderia justificar porque estava de TPM, estava tudo muito bem, com o aval da sogra e a desculpa da TPM nao haveria motivo pra briga.

Depois de 2 horas de andar, conversar, comer, chegamos ao supermercado e fizemos as compras em 15 minutos, no supermercado ela me explicava cada coisa que Joaozinho gosta e como se prepara e como é que sabemos que está bom para comprar. Realmente ela é 100000000! Porque viu minha afliçao e total falta de intimidade com as compras e ensinava tudo. Voltando para casa do supermercado fizemos mais 3 paradas para conversar com suas amigas.

Chegando em casa, antes de iniciar os preparativos do almoço ainda comemos um doce amantegado, eu só pensava: Deus, nao permita que Joaozinho descubra!

Me ensinou a limpar o peixe, a preparar o polvo, a fazer a calda do arroz da cabeça de camarao cozida, me ensinou a quantidade de açafrao necessária para dar gosto e cor a comida, me ensinou como preparar as almejas e até como fritar a farinha de trigo para engrossar um caldo, ia me explicando tudo passo-a-passo e até confiava em me deixar fazendo determinada coisa enquanto ela fazia outra. Ufa! Deus obrigado pela Sogra paciente!

Foram seis dias na sua casa, seis dias aprendendo como pregar botoes de camisa, como passar bem uma roupa ou vestido, como fazer as comidas prediletas de Joaozinho, como colocar bem uma mesa e ao final agradeci o aprendizado, porque realmente é válido para saber mandar alguém fazer. Mas voltando ao mundo real eu adoro levar o sapato para consertar no sapateiro, adoro pagar minha diarista pra fazer a limpeza, pregar os botoes e passar a roupa, e também me divirto comprando congelados e preparando em casa.

O segredo que a Sogra nao pode saber é que Joaozinho cozinha muitissimo bem, melhor que eu, e é ele quem faz nossos almoços e jantares, se depender de mim, microondas e congelados sao a grande descoberta do milênio.

Mas tenho de admitir que senti vergonha, por minha falta de intimidade com tudo que é doméstico, com minha falta de habilidade para reparar uma roupa, com minha falta de habilidade para cuidar tao preciosamente de uma casa.

Agora fico pensando, será que minha mae tem essa paciência com a namorada de meus irmaos??? Duvido muito, porque se existe algo que minha mae nao tem é paciência.

Ah, um detalhe muito importante: Joaozinho tem 56 anos.

Patifa


2 comentários:

  1. Vlw pelo incentivo...rsrs

    E te aceitei e assim que eu te ver ON te ajudo

    Bjus
    VM

    ResponderExcluir
  2. Oieeee, nossa adorei seu post. Você escreve de uma forma tão cativante, que parece que eu estava junto com você e sua sogra. E, cá entre nós, me divertindo muito com a situação... rssss.
    Se tem uma coisa que gosto (e que rende assunto) é escrever sobre as nossas neuras femininas. Dá uma olhadinha neste texto e me diz o que você achou: http://sheilacristinaandrade.blogspot.com/2008/11/aqueles-dias.html

    Voltarei mais vezes :-)
    Beijocas,
    Sheila

    ResponderExcluir